Poluição nas praias
julho 05, 2016
Bom dia, alegria!
Cheguei de férias do Porto Santo há uns dias e fiquei preocupada com algumas das coisas que por lá vi e que se prendem essencialmente com o ambiente.
Fonte |
1 - Poluição Visual
Não, não vou falar das pessoas (essencialmente mulheres) que usam bikinis desadequados à sua forma física, porque primeiro porque as pessoas são livres de usar aquilo que lhes apetece (mesmo que lhes fique muito mal) e porque segundo é provável que haja gente por aí que diga que eu também não deveria usar bikini.
Falo sim das pessoas que cometem actos um bocado decadentes em público como um homem a urinar para a duna (cheguei a ver o jacto e tudo), com uma casa de banho a 4 metros. Tipo, é uma praia frequentada por crianças, crianças essas que adoram brincar na areia, não têm de estar sujeitas a estas cenas.
2 - Poluição Sonora
Há por aí grupos de gente que acha que o seu gosto musical é o melhor do mundo e que gosta de o impor a todas as pessoas que se encontram na praia. Chegam eles com aqueles altifalantes portáteis, estilo anos 90 mas mais modernos e com um ar de quem se acha o grupo mais fixe do mundo. Só que não. A pior parte é que esta música é, nada mais nada menos, aquelas kizombadas com remixs rasca e música house que só passa nas discotecas para expulsar o pessoal de lá de dentro. E ficamos todos a aguentar aquela porcaria até que eles vaiam embora (porque felizmente o telemóvel fica sem bateria) ou até que alguém se encha de coragem e os meta no sítio.
Fonte |
3 - Lixo
Deixo esta para última porque é a que mais me preocupa. Isto porque estamos ainda no início do Verão e já estou chocada com a quantidade de lixo que as pessoas deixam na areia, quando por toda a praia há sacos, inclusivé para reciclagem. São beatas de cigarros, papeis diversos, lenços. Mas as pessoas acham que isto se degrada pelo ar, pelo mar? Ou querem um empregado/mordomo que deite o lixo nos sítios devidos? É um absurdo, porque se calhar são as mesmas pessoas que vão para as redes socias apregoar que fazem a reciclagem e que querem salvar os golfinhos/baleias/focas/whatever. E pior foi ver este comportamente de crianças de 5, 6, 10 anos sem que nenhum adulto tenha sido minimamente responsável para alertar estes miudos, que são o futuro do país, a limparem o seu próprio lixo.
E eu pergunto-me.. que merda é esta?!?! Quando eu tinha 5 anos obriguei os meus pais a começarem a reciclar. Quando eu tinha 5 anos eu já sabia que tinha de deixar o lixo que produzia nos sítios devidos! O quê, já não ensinam isto nas escolas/infantátios/em casa? Mas será que estamos a perder o sentido de responsabilidade social e de preservação daquilo que é público e que todos podemos usufruir?
Se todos preservármos aquilo que é público menos dinheiro, que vem nos nossos impostos, terá de ser gasto na manutenção destes espaços, o que significa que est epode ser investido em outros lados.
Isto costuma acontecer em praias continentais? Contem-me tudo nos comentários abaixo!
Até à próxima
xoxo
4 comentários
Em primeiro lugar: já tinha visto no Instagram que estavas em Porto Santo e estou muito chateada contigo porque não me levaste. Isso não se faz =P
ResponderEliminarEm segundo lugar: é mesmo preocupante =\ mas as pessoas ainda não se mentalizaram disso e acho que quando o fizerem, já vai ser tarde demais...
é triste mas e verdade
ResponderEliminartodo o sitio bonito e limpo que tenha turistas rapidamente fica poluido
lembro me de ir varias vezes para arcos de valdevez e ser o sitio mais fantastico do mundo, limpo, pacato, ate fazerem la uma novela da tvi, o que atraiu demasiados turistas que rapidamente atrairam poluiçao, caos e destruiçao :(
adorei,
comecei a seguir no google friends!
beijinho
sramliberdadenegra.com
Ahahaha, quem me dera minha querida :D Muito obrigado :D
ResponderEliminarÉ uma calamidade, ver poluição em sítios que nos são tão aprazíveis... E o pior de tudo é quando sabemos que somos "nós" que o causamos :/
NEW OUTFIT POST | Overall Distressed Jeans.
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Olá Sofia! é realmente um cenário muito triste, sem dúvida! Estive recentemente no Chipre e adorei ver que as praias eram tão bem cuidadas diariamente apesar da enorme afluência de turistas!
ResponderEliminarAdoro blogs onde se fala de conhecer novos sítios por isso já estou a seguir o teu blog! =)
beijinho
www.anafernandes.ch