Diário de uma IAC - O início

janeiro 02, 2018

Olá!
Recuperados da passagem de ano? Dia 1 de Janeiro começou bem cedo para mim, já que tive de regressar a terras continentais por mais 1 ano. Foi um voo super tranquilo e que chegou 15 minutos mais cedo do que o previsto. Após algumas horas de espera no aeroporto pela minha tia, que vinha de Londres, apanhámos o comboio até casa, em Tomar.
2018 marca o meu primeiro ano de trabalho como Médica (ainda não assimilei este facto e confesso que botei umas lágrimas quando peguei no meu cartão da Ordem pela 1ªvez), neste caso como Interna do Ano Comum (mais conhecido por IAC).

E o que faz um IAC num hospital?
A nossa função neste primeiro ano é, de uma forma muito simples, ganhar experiência. Não nos é exigido o mesmo nível de conhecimentos de um Interno de Formação Específica (que são os médicos que já escolheram a especialidade), mas também não somos alunos da faculdade ou meros observadores, pois já temos alguma autonomia na nossa prática.



Como foi o meu primeiro dia no hospital?
Lembram-se da sensação que tinham no primeiro dia de aulas quando eram crianças? Aquele frio na barriga, aquela ansiedade de não saber bem o que nos espera, de não conhecer quase ninguém e a expectativa de conhecer novas pessoas. Foi assim que me senti.
Para já, eu não conhecia o hospital, nunca lá tinha estado nem conhecia bem o caminho. A minha tia deu-me algumas indicações e, para segurança, liguei o GPS do meu telemóvel (Meo Drive que funciona sem internet) e fiz-me à estrada. Cheguei 10 minutos antes da hora, não me perdi nem tive nenhum percalço pelo caminho (não conduzia há 6 meses). Entrei, timidamente, no hospital e conheci logo dois dos meus colegas. Depois entramos para o auditório e ficamos a conhecer a nossa nova casa. Ou melhor. As nossas novas casas, porque iremos trabalhar em vários locais.
A manhã foi passada a tratar de burocracias: papéis para os recursos humanos, IRS, ADSE, formulários e escolha das rotações (isto é, estágios). Começo por Cuidados de Saúde Primários, o que significa que vou para o Centro de Saúde durante 3 meses.

E vocês, como foi o vosso início de ano? Deixem nos comentários e sigam o blogue, bem como o meu instagram, onde tento postar com mais regularidade (isto porque a minha internet é muito lenta, só funciona numa parte da casa e isso levou-me a uma quase crise de ansiedade e vem aí uma reflexão sobre esse assunto).

Até à próxima
xoxo

You Might Also Like

8 comentários

  1. O meu ano está a começar bem animado =p

    Boa sorte para esta nova etapa, tenho a certeza de que te vais sair lindamente (;

    ResponderEliminar
  2. Desejo-te muita sorte nesta nova etapa e que aquilo que fazes te preencha :)

    ResponderEliminar
  3. Mesmo! Faz imensa diferença :D

    O meu começou com muito trabalho mas com muito boas novidades!

    NEW REVIEW POST | MY BEST BEAUTY PRODUCTS OF 2017 :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Isso é que é começares o ano literalmente em grande :D
    Que 2018 seja maravilhoso :)

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. Boa Sorte para esta nova etapa, uma etapa que acredito que há-de ser fantástica!

    Beijinhos, Hellen Henriques ♥
    https://instantesimprovaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Que booom! Espero que corra tudo com essa nova estapa :D O meu ano começou exatamente no trabalho, mas no sítio de sempre (tive essas mesmas sensações que tu, mas em Junho passado ahah).
    Muita sorte e um ótimo ano!
    Beijinhos

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
  7. Nunca usei a Beauty Blender, portanto não te sei dizer se a comparação vai dar certo :P Ainda assim gosto muito :p

    NEW #DRESSTOIMPRESS POST | COATS ARE THE BEST PIECES ON SALE! Know how to choose yours.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.