Série do Mês - Auschwitz: os nazis e solução final

janeiro 27, 2018

Há 73 anos, durante um Inverno particularmente rigoroso, as tropas soviéticas chegavam a uma pequena cidade no sul da Polónia. Entraram num complexo de aparência industrial, ultrapassando um portão de metal onde, na parte superior estava inscrita a seguinte frase: "Arbeit macht frei"- O trabalho liberta. Era tudo menos liberdade naquele local. À medida que as tropas percorriam as estradas daquele espaço, eram confrotados com uma realidade que julgavam que não ser possível.  Parecia que até Deus abandonara aquele local, deixando apenas algumas pessoas, demasiado frágeis para caminhar ou para estarem vivas, na verdade. Com as poucas energias que lhes restavam relataram o que se passou naquele local durante a guerra. Parecia uma história inacreditável, que alguns tentaram esconder, ao queimar documentos, edifícios, corpos e alguns tentaram (e tentam) negar. Parte até poderá ter sido perdida. Mas as maldades cometidas naquele local são demasiadas para serem ocultadas. Àqueles que a sobreviveram foi dada a oportunidade de terem uma voz e foram ouvidos. Alguns responsáveis confessaram os seus crimes. Hoje sabemos o que realmente aconteceu. E hoje é o dia de o relembrarmos.
Hoje, 27 de Janeiro, celebra-se o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, que coincide com o dia em que as tropas soviéticas libertaram o mais ínfame campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, onde decorreu o maior extermínio de massas da história da humanidade, com mais de 3 milhões de mortes, a maioria crianças e mulheres.

Auschwitz: The Nazis and the 'Final Solution'
Fonte - IMDB

Por isso, trago-vos, como sugestão de série (e que está disponível no Netflix) para este mês uma série-documentário de 6 episódios produzida pela BBC, que nos conta a história da Solução Final, particularmente aquela que está relacionada com os campos de concentração, cujo apogeu se chama Auschwitz.
Aviso-vos que esta é uma série forte, chocante e que vai mexer com as vossas emoções. Vocês vão questionar até que ponto o ser humano consegue ser tão cruel e como é que nunca ninguém desconfiou do que se passava (preparem-se porque a resposta é assustadora).
Para além das reconstruções dramáticas, brilhantemente executadas, dos momentos mais importantes da história, os episódios contam com vídeos de época (que podem impressionar os mais sensíveis), bem como testemunhos de sobreviventes e responsáveis nazis, com discursos que podem surpreender tanto pela história em si como pela frieza como alguns actos são relatados.
Ainda assim, apesar da dureza dos factos, sou da opinião que é crucial que todos, quando vos convier, assistam a esta poderosa série, para que esta história nunca seja esquecida. Para que possamos relembrar tudo e todos aqueles que sofrem com os horrores da guerra e as vidas inocentes perdidas

Nota: 10/10

Já viram esta série ou alguma do género? O que acharam? Deixem nos comentários.~
Até à próxima
xoxo


You Might Also Like

11 comentários

  1. Admito que não conhecia esta série, mas fiquei com alguma curiosidade para a ver, pois até ando a ler um livro sobre o campo de concentração de Auschwitz neste momento.
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  2. Olha que até a data só assisti a uma mas essa não conhecia
    Beijinhos
    Novo post ( Compras & Recebidos ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Sou apaixonada por História e tenho um fascínio pelo período da Segunda Guerra... até hoje, o que mais me chocou foi ler o "Bebés de Auschwitz", mexeu mesmo comigo. Agora que li isto, vou tentar ver esta série.

    Como tu, também acho importante que o que se passou não seja esquecido!

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia, mas fiquei muito curiosa.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia, a verdade é que não sou muito de ver series, mas esta vou ver de certeza. Obrigada por partilhar :D
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia, mas é um tema bastante interessante. Só tenho algum receio pois considero-me um pouco sensível. Mas vou ver se vejo. É uma realidade horrível que ocorreu.

    Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. As pessoas nunca deviam poder esquecer-se do que sucedeu durante o Holocausto, porque mesmo face às lembranças relativamente recentes as pessoas parecem voltar a ciclos de maldade desmedida.
    Fiquei muito interessada nesta minissérie e queri vê-la. Já tinha visto um documentário sobre estes eventos e custa muito ver a realidade mas é essencial.
    Obrigada pela sugestão

    ResponderEliminar
  8. Adoro esse tema e vou com certeza querer ver essa série!! :)

    ResponderEliminar
  9. Devo ser a única pessoa que ainda não usa Netflix!
    Nunca fui uma grande fã de história, no geral, mas sou selectiva quanto ao que me interessa. E esta série deixou-me bastante curiosa! Custa ver, mas gosto de séries/filmes que nos conseguem dar "um murro no estômago".
    Beijinhos

    AutomaticDestiny

    ResponderEliminar
  10. Uma série que tenho muita curiosidade em ver.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.