Ainda está alguém por aí?
novembro 20, 2017
Olá?
Está aí alguém?
Fonte |
Não fosse isso o suficiente para ser stressante, atualmente não há vagas para a especialidade para todos os recém-médicos. Para terem uma noção de como estão as coisas, este ano fomos cerca de 2600 candidatos a fazer exame e a estimativa de nº de vagas de acesso à especialidade andará à volta das 1800 vagas. Na melhor das hipóteses. E o que acontece aos restantes 800? Pois... Ou repetem o exame até terem uma nota que lhes permita escolher alguma coisa ou emigram ou tornam-se tarefeiros nas urgências (e esqueçam essa história de pagar 20€/hora, porque médico sem especialidade vale muito menos). Portanto, já estão a imaginar o esquema, certo? Entrar no curso dos vossos sonhos (seja em Portugal seja no estrangeiro) e depois cortarem-vos as asas após 6 anos de muitas batalhas é frustrante. E terem que lidar todos os dias com comentários como "os médicos são uns gatunos", "é tudo esquema para entrar poucos" é difícil.
Por isso, a única coisa que uma pessoa pode fazer, é dar o máximo, estudar um livro gigantesco e sabê-lo de trás para a frente, mesmo sabendo que todos os outros estão a fazer a mesma coisa. Portanto, foi isso que fiz. Em Janeiro, tomei a decisão que só voltaria ao blogue depois do exame para poder conseguir concentrar-me ao máximo o meu estudo (acreditem, eu tenho muita dificuldade em conseguir estudar por longos períodos de tempo). Entre Janeiro e Julho, foi necessário conciliar o estudo com estágios hospitalares e aulas de preparação para o exame e o tempo que me sobrava literalmente era para comer e dormir, com a ocasional saída com os amigos (tipo 1 saída por mês). Depois, mudei-me de vez de Braga (toda uma aventura que merecerá um post exclusivo) e voltei para a ilha. Estudar no Verão é horrível. Verem o céu azul, o sol brilhante e o calor e continuar com o mesmo empenho para o estudo é muito difícil, até porque nessa altura o exame parece distante. Mas não. Não está distante e chegando a Setembro, altura em que normalmente voltaria à universidade, começa a crescer aquela ansiedade que ele se está a aproximar. E aumenta-se a carga de estudo. Outubro passa a correr e de repente, chegamos a Novembro. Entre o dia do meu exame, que foi a 17 e o início do mês saí uma vez de casa. No dia do exame estava, como podem imaginar, uma pilha de nervos. Fiz o exame com a máxima atenção (eu sou daquelas que às vezes não lê as coisas diretos) e agora espero que todo o meu trabalho seja compensado. Eu sei mais ou menos a nota que tive (e espero bem ter passado tudo direitnho para a folha de respostas), mas certezas, só em Fevereiro/Março quando sair a pauta final. Até lá, há férias para aproveitar e depois, em Janeiro, começa um novo ano, aquele que dizem ser o melhor ano de todos, o Ano Comum. Promenores sobre esse assunto fica para outro dia.
Agora, vou atualizar isto tudo, ler e comentar alguns blogues que costumava seguir e lentamente voltar à rotina pré-época de preparação do Harrison.
Até à próxima
xoxo
3 comentários
Boa sorte!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Espero que recebas uma boa recompensa depois de tanto esforço!
ResponderEliminarBeijinho, boas férias e bom regresso :)
Bem, nem consigo imaginar como foi este ano, porque uma coisa é estudar para um teste, outra é para um exame que define todo o percurso profissional. Agora volta ao blogue e aproveita as férias, tudo com o devido tempo, porque de certeza que vais ter boa nota.
ResponderEliminarJá estou a seguir o blogue
beijinhos
https://belezafeminina016.blogspot.pt/