A Medicina nas Novelas

agosto 04, 2016


Olá!
O post de hoje vai ser muito rápido (estou a editar fotos) e a ver a novela com a minha mãe. Não sou propriamente fã de novelas mas gosto de fazer companhia à minha mãe e à medida que vou trabalhando no computador vou olhando para a televisão. 
Não sei se é moda ou se é habitual a popularidade que a profissão médica tem em novelas. Não tenho nada contra isso. Mas tenho problemas com a forma como ela é representada. Não sei se a culpa é dos argumentistas ou se os actores não fazem pesquisas prévias para melhor desempenharem o seu papel, porque os erros que comentem são, no mínimo, hilários. Claro que alguns passam despercebidos a que não está na área, só que eu sou apologista de que quando se está a representar uma profissão, esta deve ser retratada da forma mais fiel que existe.
Eis a lista:

- o clássico: pessoa em paragem cardíaca toca lá a dar o choque. Que se lixe a via aérea, que se lixe se existe pulsação, que se lixe a assistolia. 
- segurar os instrumentos de forma errada: os instrumentos cirúrgicos pegam-se com o polegar e o dedo anelar (não com o dedo do meio). A sério, não custa nada aprender isto e dá sempre um ar mais realista
- pessoas com roupa normal na salinha de desifenções da sala do bloco. Terreno fértil para superbactérias. Opá, nem em clínicas!!
- sem máscaras dentro da sala de cirurgia. Lá se foi o controlo de infecções outra vez.
- duas pessoas serem operadas na mesma sala (porque era um transplante). Really? Já agora o facto de uma cínica privada minúscula fazer um transplante de um dia para outro é mega realistíca. Porque toda a gente sabe que a compatibilidade entre pessoas (ainda por cima casadas) é super comum.
- one man show.. traduzindo: uma cirurgia só é realizada por uma pessoa! Enfermeiro instrumentista, cirurgião assistente, anestesista, enfermeiro de anestesia e enfermeiro que auxílio nem vê-los.
- miúdo cai com a cabeça, é fazer logo TAC. Que se lixe o exame físico, que se lixe a internamento para observação, que se lixe a carga astronómica de radiação que o miudinho vai receber na cabeça
- artigos científicos que saem em revistas conceituadas com um autor único. Não acontece. Já vi artigos com 40 autores, agora pensem.
- porque uma equipa de investigação chegou primeiro ao fármaco paramos a nossa investigação. Não. Se não está pantenteado, continuam com a investigação, corrobam ou contrariam os resultados e ambos publicam o artigo. 

Tudo isto, só num dia, em duas novelas diferentes.

As melhores até agora:
- Administrem á uma benzodiazepina (que é uma classe de calmantes, da família do Xanax) a esse tipo porque está em paragem cardíaca
- Admistrar insulina porque este tipo está com uma hipoglicemia grave (só se for para morrer mais depressa)

Enfim, eu gosto das coisas bem feitas, provavelmente quando retratam outras profissões também cometem erros básicos. Deixem nos comentários se tiverme exemplos.
Até à próxima
xoxo

You Might Also Like

6 comentários

  1. Encontrarás alguma que te encha as medidas. De certeza :p

    Vendo isto desse teu prisma dá vontade de rir, de facto :o Além disso "nós, o povo!", achamos que estão a fazer um papel fabuloso! Ai senhores!!! xD

    NEW REVIEW POST | I tested a CLAY MASK and I turned a little monster.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. concordo contigo! parabens pelo post
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderEliminar
  3. Ehehe! Deve fazer uma impressão do «catano»!
    A mim também faria...
    Algumas como a roupagem não passam despercebidas. Mas outra que não gosto muito é quando se põem com histerismos, a gritar com os médicos, a sacudi-los... e não são postos fora do quarto quando o paciente está em paragem respiratória.

    Outra que não gosto em NOVELAS é a forma como o médico aparece para dar "notícias" à família. É o próprio que tem de ir à sala de espera, ainda meio "fardado", e com aquele ar de muito consternado, lá vai dando as notícias. Depois senta-se e consola a família quando as notícias são menos boas, faz discurso... lol. Não sei porquê mas parece-me que na vida real não será nada assim.

    ResponderEliminar
  4. Ahahah!
    O que eu me ri com este post.
    Provavelmente já vi cenas destas e nem me apercebi dos erros!

    ResponderEliminar
  5. Devo dizer que dei umas valentes gargalhadas à custa do teu fantástico post! x)

    ResponderEliminar
  6. Bem observado! Sem dúvida é falta de pesquisa por parte dos escritores/directores. Ou porque é mais fácil reciclar cenas conhecidas do que fazer algo realista.

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.