Fui ao cinema sozinha... e gostei!

janeiro 05, 2017


Olá!
Este post deveria ter saído há mais tempo (a seguir ao post em que falei do filme O Primeiro Encontro). Entretanto meteram-se as férias de Natal, a falta de tempo e ficou este texto perdido pelos rascunhos. Hoje decidi recuperá-lo.
Ora, nas minhas resoluções de Ano Novo que queria viajar mais e conhecer, pelo menos, um bocadinho mais deste nosso maravilhoso país, que é Portugal. O problema está em arranjar companhia. A minha família está longe e os meus amigos aproveitam, naturalmente, os fins de semana para passar tempo com as suas famílias. O que significa que a maioria dos meus fins-de-semana são passados sozinha. Aproveito para fazer coisas da casa, arrumações, limpezas, compras e, obviamente estudar, mas raramente passear ou fazer programas comigo mesma. Se quero começar a viajar um bocadinho por Portugal ou por terras estrangeiras, tenho, primeiro, que vencer o medo de fazer coisas sozinha.

Foi num dia em que estava farta de olhar para a minha tese e após ter uma reunião com o meu orientador, que numa decisão verdadeiramente impulsiva, me dirigi ao balcão de cinema e comprei um bilhete para ver um filme. Sozinha. Eu mais um pacote de pipocas pequenas e uma garrafa de água (cortesia da promoção do cartão da NOS).

empty theater
Fonte
Quando era mais nova, olhava para as pessoas que iam ao cinema sozinhas com pena. Sou daquelas pessoas que, por vezes, imagina todo um roteiro cinematográfico quando olho para alguém e imaginava uma série de cenários que justificassem a cena que presenciava: "Será que não têm amig@s?", "Será que teminou com @ n@morada recentemente?", "Será um crítico de cinema?", "Será um agente secreto em vigia?". 
Portanto, enquanto subia os degraus de acesso às salas de cinema, dei por mim a recordar esses momentos e por momentos pensei em dar meia volta e simplesmente ir embora. Rapidamente superei esse medo inicial e, finalmente, entrei na sala de cinema. Como expectável a maioria das pessoa estava acompanhada. Mas não era a única loba solitária, outra pessoa também lá estava sozinha. Confesso que a partir desse momento fiquei um bocadinho mais descansada. Afinal não era a única pessoa sozinha na sala. Alias, não é nenhuma novidade alguém ir sozinho ao cinema, cada vez mais é algo frequente.
Chega aquele momento em que se tem de aguardar pelo início do filme. Acho que é nesta altura que uma pessoa se sente mais solitária. Normalmente, a tendência é falar com o colega do lado sobre assuntos diversos enquanto passam as publicidades ou comentar o trailer daquele filme que estreia daí a duas semanas. É aqui que o santificado telemóvel salva o dia. Entre navegar na internet ou tomar notas para o blogue (sim, eu fiz isto) passa-se o tempo da publicidade. Já para os trailers uma pessoa fica mais atenta para saber qual o próximo filme que quer ver. 
Quando inicia o filme toda a nossa concentração foca-se na história. E penso que esta é umas das maiores vantagens em ir ao cinema sozinh@. Quando temos alguém connosco, temos tendência em comentar cenas, músicas, diálogos, atores. Sozinhos, a não ser que queiram passar por doidos varridos, não se fala, pelo que a nossa atenção está na grande tela. E, num instante chega-se ao intervalo (novo olhar para o telemóvel) e, recomeça a segunda parte e termina o filme.
No fim, fica uma experiência engraçada e definitivamente a repetir. Para mim, foi um grande passo na minha evolução pessoal. Se há alguns anos achava que nunca seria capaz de ir ao cinema sozinho, hoje contemplo a ideia com bons olhos.
O próximo desafio neste campo sera almoçar num restaurante sozinha.

E vocês, já foram ao cinema sozinhos? Como foi a vossa experiência? Deixem nos comentários!

Até à proxima
xoxo

You Might Also Like

15 comentários

  1. Penso o mesmo :D

    Devo ser das poucas pessoas que, nem sozinho nem acompanhado, gasta dinheiro em cinema. Já não vejo um filme no cinema há uns 10 anos :o

    NEW OUTFIT POST | Velvet Dreams.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Nunca me deu para ir ao cinema sozinha...
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Nunca fui ao cinema sozinha, mas almoço sozinha muitas vezes =p nem tenho outra hipótese. Quanto a viajar sozinha, gostava de ser capaz. Tenho uma amiga que largou o emprego e durante um ano vai andar a conhecer o mundo... uma das viagens que fez foi ao Japão e foi completamente sozinha! Adorava ser assim, mas duvido que algum dia consiga =p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não me vejo a largar tudo, mas conhecer sítios novos estou muito tentada

      Eliminar
  4. Eu nunca fui ao cinema sozinha! A verdade é que passo grandes temporadas sem ir ao cinema e depois quando é para ir tento arranjar sempre companhia. E quando não consigo, costumo optar por não ir...

    ResponderEliminar
  5. Nunca fui ao cinema sozinha, porém consigo imaginar como deve ter sido a sua experiência.
    https://sonhoinverossimil.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Em Dezembro fui pela primeira vez sozinho ao cinema e também gostei. Sempre gostei de fazer este tipo de actividades acompanhado, mas fiquei surpreso por afinal não me ter feito diferença nenhuma :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  7. Que legal, ainda bem que você conseguiu. Sou dessas também, tenho muita vergonha de ir só e de almoçar no restaurante sozinha, é estranho rs. Tomara que você consiga essa também <3 Muita paz e Deus no seu coração em 2017, beijoos.

    derepentemodaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Acho uma boa experiência e quando não tiver companhia juro te que vou sozinha. Sem problema. Pronto talvez com algum receio na 1º vez mas nada de mais até porque quando se ama cinema queremos muito ver o filme e pronto! Mas claro seria a primeira a chegar á sala ehehehe:)
    Fico feliz com essa tua evolução! :) Beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Não é que tenha 'medo' mas também não gosto de fazer as coisas sozinhas portanto, sou sincera, nunca pensei em ir ao cinema sozinha mas agora que falas nisso hei de meter essa hipótese quando estrear um filme que me agrada mas que não tenha companhia!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Há uns tempos atrás, também pensava da mesma maneira que tu e achava que, para estarem ali sozinhos, era porque se sentiam infelizes ou sozinhos mas não podia estar mais enganada. Ao longo do tempo, apercebi-me que passar tempo de qualidade com nós próprios é das melhores coisas. Curiosamente, nunca fui ao cinema sozinha mas gosto muito de ter o meu espaço portanto é algo que deva experimentar no futuro. Beijinhos.

    https://wallvce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Fizeste bem, acho que só quando apreciamos o facto de estar só é que conseguimos verdadeiramente apreciar a companhia dos outros. A youtuber Carina Muito à Frente tem uns vídeos em que ela passou o aniversário sozinha e fora do paí, se tiveres interesse passa por lá e vê.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.