Blogmas: Tardes de cinema #3 - O Primeiro Encontro
dezembro 02, 2016
Olá!
Por esta altura, não sei o filme ainda vai estar em exibição nas salas de cinema. Caso esteja, digo desde já: VÃO VER! Foi dos melhores filmes que já vi em toda a minha vida e abaixo explico o porquê (sem spoilar muito).
Quando várias naves estranhas aterram em vários locais do planeta, o pânico instala-se. Afinal, quem são estas criaturas e qual o seu objetivo? À beira de uma guerra à escala mundial, Louise Banks, uma professor universitária de linguística, é recrutada pelo exército para tentar decifrar e comunicar com estes seres estranhos.
Fonte |
Primeiro ponto e mais importante: se estão à espera do filme típico que envolve extraterrestres com guerra, efeitos especiais com lasers e explosões, montes de ação e violência, esqueçam! Não é, de todo, o caso deste filme. Acho que foi isso que levou a decepção de muita gente que considerou o filme "péssimo", "perda de tempo", "quero o meu dinheiro de volta. Sim, envolve extraterrestres, mas vai muito mais além disso.
A principal razão pela qual fui ver este filme foi pela crítica. Estamos a falar de um filme que foi nomeado para o Leão de Ouro, do festival de cinema de Veneza, que tem um metascore de 8,2 e já está na lista dos 250 melhores filmes do IMDB! Depois, quando fui ver a Rapariga do Comboio vi o trailer do filme e fiquei muito intrigada.
Qualquer filme que mencione Portugal ou português para mim já merece logo um ponto positivo. Sim, quamdo ela diz "vamos falar de línguas românticas" está a falar da nossa querida língua mãe. Confesso que sou um bocado patriota e, sejamos realistas, o nosso país é pequeno e não é assim tão conhecido e falado como outros.
Amy Adams, mais uma veja, desempenha um papel excepcional, quase ofuscando a prestação dos outros actores (que foram igualmente bons). É uma mulher forte, inteligente, corajosa mas com os seus momentos de vulnerabilidade. Os diálogos são muito bons, inteligentes, havendo até momentos em que soltamos uma pequena gargalhada.
Este filme é a verdadeira definição de thriller: temos sempre presente um momento de tensão pelo desconhecido, pelas partes em que as portas abrem devagar, quase à espera do momento de susto em que saltamos da nossa cadeira. Passamos todo o tempo a pensar: será que a vida daquelas personagens está em risco? O que vai acontecer? Ao longo do filme, vamos tendo algumas pistas sobre o que parece que se está a suceder, sobre o verdadeiro significado de tudo e, claro, o final apanha-nos de surpresa e todas aquelas cenas que não percebemos bem, de repente, fazem sentido.
Saí da sala de cinema intrigada e pensativa. O filme toca em vários temas que considero ser muito atuais. Como a nossa falta de comunicação e entendimento com outras culturas, provoca desconhecimento e medo que desencadeiam guerras e sofrimento sem sentido. Será que estamos sozinhos nesta imensidão de universo? Será que a nossa abordagem perante o desconhecido deverá ser a guerra ou o diálogo?
Se forem ver, aconselho-vos a prestarem muita atenção a todas as cenas e deixarem-se envolver pela fantástica banda sonora (que para mim ajudou a todo o clima misterioso do filme) e nas paisagens deslumbrantes de Montana.
Já viram este filme? Gostaram? Digam tudo nos comentários abaixo
xoxo
5 comentários
Parece ser muito bom realmente não conhecia, beijos!
ResponderEliminarTenho que ver esse filme! Estreou no meio de novembro e passou-me completamente ao lado do radar. Tenho que ver em breve, porque me parece mesmo filme para ver no cinema.
ResponderEliminarKill Your Barbies | Christmas Veggie Challenge
Confesso que não conhecia mas e bom a partilha de coisas que não conhecemos
ResponderEliminarBeijinhos
CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias
Já foi para a lista!
ResponderEliminarSó pelo que li aqui talvez vá mesmo ver este filme. Ultimamente fui ver "o heroi já não sei de onde que gostei muito atenção) os Animais Noturnos e o Aliados. E como gosto muito de ir ao cinema acho que vou apostar neste aqui numa próxima;)
ResponderEliminarBeijinhos
elisaumarapariganormal.blogspot.pt