Quando o sinal de Internet é fraco

janeiro 15, 2018

Olá!

Decerto já se aperceberam que estou, novamente, a postar pouco. E, acreditem não é por falta de ideias ou tempo. A razão já a leram no título e vou explicar-vos um pouco melhor a situação: na casa onde vivo agora, não tenho aqueles pacotes de internet ultra rápida. O que tenho é aqueles dispositivos portáteis da Nos (o Kangoroo) que não apanha sinal em alguns locais. Esta situação levou-me a uma profunda reflexão (escrita, que agora transcrevo) no primeiro dia do ano de 2018, altura em que me apercebi que os dias de navegação no Youtube em alta definição ou os stories no Instagram sofreriam algumas alterações, tem em conta a minha fraca conexão de internet.

Fonte - Peter Heeling

No 1º dia do ano de 2018 regressei a terras continentais e, após um dia exaustivo (acordar às 6 horas da manhã, aeroporto, avião, comboio e só chegar a casa 10 horas depois), aquilo que mais queria fazer era ligar o computador, ler uns blogues e ver Youtube. Quando cheguei a casa da minha tia, das primeiras coisas que fiz foi ligar o aparelhito da Internet Móvel. Temia que, pela localização o sinal não fosse o melhor (o meu telemóvel inclusivé costumava falhar por estas bandas) e, infelizmente, os meus receios tornaram-se realidade. Consegui encontrar alguns recantos, onde o sinal parecia ser "forte" (isto é, consiguia abrir 1 ou 2 sites de cada vez, ver um video na qualidade mais baixa), mas, na generalidade, parecia que a coisa não seria a melhor, comparada à internet super rápida a qual estou habituada.
Nessa noite, depois de muito cansaço emocional por ter, novamente, de deixar a minha alegre casinha aliado ao cansaço físico, confesso que me senti desesperada. Sentia que sem Internet estava desligada do mundo, que não saberia de nada e, senti-me, acima de tudo, sozinha.
Quando me sinto assim, a melhor coisa que tenho a fazer é chorar, para eliminar esses pensamentos negativos e, posteriormente, relativizar e encontrar soluções.
A primeira coisa que me veio à cabeça foi "Sofia... a sério que estás a chorar feita maria madalena porque não tens internet?! Tu estás louca?!?!" "Sim, estou, por isso deixa-me chorar".
Passados uns 5 minutos, peguei, à pressa, numas folhas e numa caneta e rabisquei aquilo que me vinha na alma (incluindo o esboço deste mesmo texto) e percebi que isto de ter pouca Internet tem as suas vantagens: desde aprender a conviver mais comigo mesmo até a arranjar tempo para outras coisas.
Por isso, fiz um brainstorm de 5 minutos daquilo que posso fazer quando o sinal estiver fraco foi isto que surgiu:

  • Conviver com pessoas: duh!
  • Brincar com os cães: aqui tenho 4
  • Caminhadas: queimar as baninhas do Natal
  • Ver televisão: olhem que a oferta por vezes é boa, nomeadamente na RTP2 e na RTP Memória, sim, porque eu só tenho os canais básicos
  • Ver filmes: ao domingo à tarde, na SIC, o que é sempre bom para o desafio deste ano)
  • Ler livros: uma coisa óbvia.. já li 1 (quem me segue no Instagram sabe qual é), paralelamente ao Guerra e Paz
  • Escrever para o blogue: nem que seja à moda antiga (à mão) ou, então, preparar fotografias, reunir material de trabalho e todo o backstage que um blogue envolve
  • Meditar: faz tão bem logo de manhã ou após um dia cansativo
  • Conduzir: e conhecer novos locais
  • ... Deixem nos comentários se se lembrarem de mais alguma coisa...

Com isto, o que vos tenho a dizer?
  1. Não se sintam mal por chorarem por coisas parvas (internet, roubaram-me o meu gelado de morango, aquele idiota que me buzinou no trânsito). Alias, nunca tenham medo de chorar. 
  2. Ficar sem Internet não é o fim do mundo. 
  3. Frequentem locais com Internet de fácil e acesso e tomem partido disso (por exemplo, a Biblioteca Públcia aqui da zona, para alem do sinal fantástico, permite alugar livros e filmes, ou seja, arranjar entretenimento)
  4. Saiam de casa: combinem cafés com amigos ou familiares, dêem passeios, aproveitem a vida offline.
  5. As coisas eventualmente vão melhorar: o meu sinal de internet melhorou muito este fim-de-semana. Se se mantiver assim, já é muito bom (finalmente consigo ver insta stories sem dados).
Eu sei que esta história toda poderá parecer bizarra, sobretudo porque muita gente tem problemas piores do que má conexão da Internet. Ainda assim, espero que algumas das palavras que vos deixei aqui vos possa ser um dia ser útil.
Até à próxima
xoxo



You Might Also Like

5 comentários

  1. Eu por aqui não tenho problemas com a internet!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Para mim é uma história que me acenta na perfeição, a Internet é algo mesmo muito poderoso e sem ela também me sinto ligeiramente perdida e angustiada mas passado algum tempo até nos sabe bem!!

    ResponderEliminar
  3. Sabes, eu pago para ter um x de velocidade de internet, mas mesmo assim cá por casa a internet tem estado cada vez mais fraca e em alguns locais nem liga (o que é estranho, porque há uns anos o wi-fi pegava na casa toda e hoje em dia nem por isso...
    Mas quando não se tem internet, faço mais ou menos o que também fazes e tento usufruir de outras coisas igualmente boas e interessantes (como passar tempo com a minha família, ver tv e descobrir o que se passa por essa caixa mágica, vou mais vezes a rua etc etc) :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  4. A verdade é que quem se habitua a ter internet, se falha é quase o fim do mundo. O que sim, devia levar a esse tipo de reflexões que tiveste! O que faziam as pessoas antes da Internet? Ela traz-nos muitas coisas boas, tecnologia no geral, mas contínuo a achar que eram mais felizes antes disto. E não duvido, a humanidade da coisa era outra.
    Aqui em casa também entro um bocadinho em parafuso, mas tento ir por essas opções que referiste. Ler, tentar produzir, conversar ou sair com amigos. Outras coisas que gosto de fazer, ir ao ginásio ou organizar armários (gosto mesmo disto ahah).
    Ótimo post! Beijinhos

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
  5. Podes começar a escrever um diário para daqui a uns anos leres e comparares como estás agora a como vais estar no futuro (= podes também inscrever-te num ginásio ou num curso de culinária (ou outra coisa qualquer) que te ocupe o tempo! Já passei por uma situação parecida, nos meus primeiros meses em França... é verdade que consegue ser desesperante estar sem internet! =P

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.