Eu, num dia de exame

junho 01, 2016


Bom dia, alegria!
Como referi anteriormente, tive o último exame de 5º ano sexta-feira, o que significa que, por agora, os tempos de estudo intensivo acabaram até Setembro. Ainda tenho um estágio de 4 semanas para fazer, mas é numa área que escolhi e no máximo terei de apresentar um trabalho. 
Vou aproveitar muito bem estas que são as minhas últimas grandes férias de Verão já que para o ano, elas vão ser passadas na biblioteca a estudar o temido Harrison. Mas até lá falta muito tempo. 
Continuando, então, a temática de exames hoje trago-vos os meus conselhos para o (temido) dia de exame.
A maioria dos meus exames, para minha grande felicidade são geralmente à tarde, o que me permite dormir até meio da manhã, como eu gosto. Mas também tive exames de manhã e, sinceramentem a rotina também não muda assm tanto.

1 - Dia anterior
Vou ser sincera. Não estudo todos os dias, mas quando o exame se aproxima começo a estudar com antecedência suficiente para que no dia anterior faça uma revisão geral da matéria. Depois tento saber como é a estrutura do exame, que por norma são escolhas múltiplas e falo com os colegas mais velhos para perceber que tipo de questões fazem. Como já sei mais ou menos o estilo da minha faculdade, ao fazer a revisão tento sempre anticipar as partes da matéria que tenho quase a certeza que vão sair. 

study 1
Fonte

2 - Dormir bem
Assim como disse no outro post, dormir é essencial para que as memórias longas sejam consolidadas. Além disso, um bom descanso é fundamental para que no dia seguinte não estejam a adormecer no exame. Eu sei que há pessoas que vão de directa, principalmente se o exame é de manhã, mas, pelo menos para mim, isso não resulta.

Sleeping
Fonte

3 - Bom Pequeno Almoço ou Almoço
Consoante se o exame é de manhã ou de tarde, é importante que dêm combustível ao vosso cérebro para funcionar. O importante seria fazer uma refeição normal e saudável, com sopa de legumes, prato principal e sobremesa. Contudo, acho preferível comer do que ir em jejum para o exame, portanto se a única coisa que conseguirem comer for um happy meal, sejam felizes e comam.
Eu tenho por hábito comer chocolate antes de um exame, porque sinto que me dá mais energia (e serve-me de consolo para este momentos, verdade seja dita)

Healthy lunch
Fonte
Chocolate
Fonte
4 - Cheguem cedo à escola/faculdade
Eu falo por mim. Eu fico mais nervosa enquanto não chego ao local de exame. Tenho sempre medo que aconteça algum azar como pneu furado, trânsito, acidente, etc. Por isso, e para evitar essa adição de nervos ao próprio exame prefiro sempre chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência à faculdade.
Enquanto espero pelo exame das duas, uma: ou falamos sobre outra coisa qualquer que não a matéria ou então tiramos dúvidas de última hora.

University of Sydney
Fonte

5 - Durante o exame
Como vos disse, à partida já sei qual a estrutura do meu exame. E isso é das coisas mais importantes, porque permite planear a forma como vamos responder às questões e se vamos responder a tudo (porque, pelo menos nos meus exames, por cada pergunta que erro, desconta uma percentagem de outra pergunta que acertei).
Geralmente, o que faço é o seguinte: primeiro respondo a todas as perguntas que tenho a certeza (ou quase a certeza) que vou acertar. Depois, assinalo aquelas que estou em dúvida entre duas ou três opções. Se o meu exame é a descontar e eu não sei mesmo a resposta a determinada pergunta não respondo, naquelas que estou em dúvida, geralmente arrisco.
Ora, uma coisa muito importante é lerem com muita atenção os enunciados. Se forem muito grandes até aconselho a fazerem um esquema sob a forma de tópicos na folha de rascunho. Isto porque pode haver armadilhas e é uma boa forma de evitarem escorregarem por completo.
Se for permitido, levem água e um snack e façam uma pausa, porque às vezes o que precisamos é de parar 5 segundos para organizar os nossos pensamentos.

Examination
Fonte

E estas são as minhas dicas, se tiverem mais alguma dica ou se tiverem alguma dúvida deixem nos comentários abaixo
Até à próxima
xoxo

You Might Also Like

3 comentários

  1. Também adorava chegar cedo à faculdade em dias de exame! E, curiosamente, quando sei que vou ter um dia com algum caso complicado, também gosto de chegar mais cedo ao trabalho =P acho que me faz sentir em controlo da situação e isso acalma-me =P

    ResponderEliminar
  2. É mesmo ótimo :) eheh

    Fazes-me lembrar tanto eu! Ahahah era extamente assim em alguns situações xD

    NEW COOKING POST | Nest with Egg Pasta With Minced Meat.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Obrigado :)
    É no parque do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego :)

    NEW DIY POST | Wire Script Sculpture.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.