Movie 36 - Os restantes filmes de Janeiro

fevereiro 01, 2018

Olá!
Inicialmente pensei em fazer publicações exclusivas para cada filme que visse no âmbito do projecto Movie 36, contudo, cheguei à conclusão que, provavelmente, não teria depois sobre o que escrever para cada um deles, espcialmente se vários se debruçassem sobre o mesmo tema. Assim, e sempre que o justificar, faço uma publicação exclusiva para um determinado filme sendo que, para os restantes casos, agrupo.
Começo por dizer que comecei por falhar num dos objetivos a que me propus, que seria ir ao cinema uma vez por mês. Porquê? Porque não considerei o local onde vivo agora, temporariamente. Malta de Lisboa/Porto e outras grandes cidades: que inveja!! A sala de cinema mais próxima daqui fica a 30km e a oferta é, diga-se de passagem, má. Na melhor das hipóteses, só em Leiria ou Santarém (que ficam ambas a 100km se considerar o trajecto ida e volta). Já descobri que uma associação local faz projeções de filmes uma vez por semana (não dos que estão atualmente em exibição) pelo que vou ter de explorar essa opção.
Entretanto, e voltando aos filmes de Janeiro, consegui ver mais dois filmes (perfazendo, no total, 3 filmes), ambos numa daquelas tardes de cinema da SIC.

The Curious case of Benjamin Button

Brad Pitt and Cate Blanchett in The Curious Case of Benjamin Button (2008)
Fonte - IMDB
Já tinha ouvido falar muito deste filme, mas nunca tinha tido a oportunidade de o ver. Adaptado a partir da história de F.Scott Fitzgerald, relata a vida de um homem que nasce com 80 anos e que vai regredindo na sua idade: as suas aventuras, viagens, pessoas e lugares, bem como os amores, alegrias da vida e tristeza da morte. É um filme muito bonito, que nos leva a ver a vida sob outras prespetivas, com passagens inspiradoras. Mostra, igualmente, como a vida não é uma constante, como uma série de eventos aparentemente sem nexo podem culminar numa mudança radical para alguém. Se ainda não o viram, por favor vejam, porque acredito que vão gostar. Se já viram há muito tempo (o filme tem 10 anos) revejam, porque, provavelmente já terão outra maturidade para interpretar aquilo que estão a ver. Se ainda não estão convencidos deixo-vos algumas passagens que me marcaram profundamente:

"Podes estar tão irado como um cão raivoso pela forma como as coisas aconteceram. Podes praguejar, amaldiçoar o destino, mas, no fim, tens de te libertar"

"Nunca é demasiado tarde, ou, no meu caso, demasiado cedo, para se ser quem queremos. Não há limites no tempo, pára quando quiseres. Podes mudar ou ficar na mesma, não há regras. Podes fazer o melhor ou o pior. Espero que vejas coisas que te assustem. Espero que sintas coisas que nunca sentiste. Espero que conheças pessoas com pontos de vista diferentes. Espero que vivas uma vida da qual te orgulhas. Caso contrário, espero que tenhas forças para começar tudo de novo"

"Estamos destinados a perder as pessoas que amamos, de que outra forma saberiamos quão importantes são para nós?"

The Blind Side

The Blind Side (2009)
Fonte - IMDB
Vi este filme na altura em que estreou como parte de uma "visita de estudo" e apenas recordava-me da cena final. Por isso, voltei a vê-lo porque sabia que era uma história inspiracional que valeria a pena relembrar. O filme é baseado na história de Leigh Anne Tuohy e Sean Tuohy que adoptaram um adolescente sem-abrigo afro-americano, Michael Oher. Para ajudá-lo contrataram uma tutora e, ao expressar interesse no futebol americano, um treinador. O objetivo é que Michael consiga uma bolsa de atleta da 1ª divisão da NCAA. 
Este filme atenta na generosidade e compaixão para com o próximo, como um conjunto de ações mudou a vida de Michael para sempre, porque alguém se importou com ele. O que podemos nós fazer de semelhante? Ajudar instituições, doar bens alimentares e roupas, voluntariado, comprar uma refeição a um sem-abrigo, conversar com um idoso que esteja sozinho. Pequenos gestos que custam pouco mas que podem fazer uma grande diferença!

Que filmes andaram a ver em Janeiro? Deixem nos comentários!
Até à próxima
xoxo






Publicação inserida no projeto #MOVIE36
A criadora, Carolayne Ramos, do blogue "IMPERIUM". 
A parceira oficial é a Sofia Costa Lima, do blogue "A Sofia World" \\ 

As participantes:
 Inês Vivas, "VIVUS " | Vanessa Martins, "Make It Flower " | Joana Almeida, "Twice Joaninha" | Joana Sousa, "Jiji" | Alice Ramires, "Senta-te e Respira " | Cherry, "Life of Cherry " | Sónia Pinto, "By The Library " | Francisca Gonçalves, "Francisca " | Inês Pinto, "Wallflower " | Carina Tomaz, "Discolored Winter " | Sofia Ferreira, "Por onde anda a Sofia" | Rosana Vieira, "Automatic Destiny " | Abby, "Simplicity " | Sofia, "Ensaio Sobre o Desassossego "

You Might Also Like

7 comentários

  1. O Estranho Caso de Benjamim Button vale tanto a pena! É maravilhoso.

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  2. Ia dizer que em Janeiro vi o "The Hobbit" mas, na realidade, já era fevereiro (foi ontem =P ).

    Vi o Blind Side e gostei, mas o primeiro filme de que falaste ainda não!

    ResponderEliminar
  3. Também vi que ia dar na sic o Benjamin Button e não consegui ver. É um dos filmes que está na minha lista há anos e ainda não tive oportunidade. Vamos ver se trato disto!
    Quanto ao The Blind Side, lembro-me muito bem desta "capa", mas nunca vi também nem fazia ideia sobre o que era a história.
    Os filmes que vi em Janeiro já espreitaste no meu blog por isso :P
    Beijinhos

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.