#7DOS: O que pretendo ler e ver na Maratona

março 21, 2018

Olá!
Alguém pode colocar um travão no tempo? Esta última semana passou literalmente a correr, de tal forma que eu nem me apercebi que já não postava nada aqui no blogue há 1 semana. 
Entretanto, encontrei mais um desafio na blogosfera chamado Seven Days of Spring, criado pela Sofia, pela Lyne e pelo Jota, no qual decidi aventurar-me a participar. E digo aventurar-me porque vai implicar que eu atualize o blogue todos os dias durante uma semana, algo que eu tenho tido dificuldade em alcançar. Não sei se vou conseguir, mas, pelo menos, vou tentar!


Em que consiste o desafio? 

Ao longo de 7 dias vou tentar ler e ver o máximo de livros e filmes que me é possível, dentro de, pelo menos, um dos seguintes temas:

  1. Um livro ou filme com uma história que vos aqueça o coração;
  2. Um livro ou filme passado numa cidade/país que gostavam de visitar na Primavera;
  3. Um livro ou filme do género thriller
  4. Um livro ou filme sobre uma história verdadeira/baseada em factos verídicos;
  5. Um livro ou filme de língua portuguesa (não vale adaptações!);
  6. Uma curta-metragem ou um conto;
  7. Um livro adaptado para o cinema (podem ler o livro, ver o filme ou ambos).
Para além disso, inclui uma TAG para responder ao longo desta semana, que começa hoje com este primeiro post: O que vou pretendo ler/ver na maratona. 

Livros


Diário de um Mago de Paulo Coelho (Ponto 5)*
Vou começar o desafio a terminar um livro, que requisitei na biblioteca municipal da cidade, após ler o Alquimista, do mesmo escritor. Aquilo que me cativou, em especial, para este livro foi o facto de estar relacionado com o caminho de Santiago de Compostela, uma das viagens que sonho fazer (mas a sair de Portugal).


O Diário de Um Mago conta a história da viagem de Paulo Coelho pelo lendário caminho de Santiago de Compostela em busca de uma sabedoria ancestral. Foi uma viagem que transformou a sua vida para sempre e que inaugurou uma excepcional carreira como escritor. O Diário de Um Mago revela-nos o caminho para a sabedoria que habita no interior de todos nós.


Harry Potter e a Pedra Filosofal - Edição Ilustrada (Ponto 1)*
Quando soube que a Wook estava a oferecer 100% do valor de qualquer compra efetuada no dia da mulher e descobri que este livro cumpria os requisitos para esta promoção saltei de alegria e, confesso, até derramei umas lagrimazitas de emoção. O Harry Potter é a minha saga de infância e remete-me a tempos muito felizes. Este foi o filme da minha primeira ida ao cinema, com o meu pai. Por incrível que pareça, nunca tinha lido o livro em português (só em inglês e foi apenas uma vez). A avaliar pela velocidade com que devoro os livros desta saga, devo demorar menos de 1 dia.


A vida de Harry Potter muda para sempre no dia do seu décimo primeiro aniversário, quando o gigante Rubeus Hagrid lhe entrega uma carta e lhe dá algumas notícias surpreendentes. Harry Potter não é um rapaz vulgar: é um feiticeiro. E uma aventura extraordinária está prestes a começar.


Alegria Hygge de Pia Edberg (Ponto 1/2).*
Não se costumam comprar a Continente Magazine ou se já reparam nos vários desafios que a revista propõe para ganhar prémios, como "Escreva uma frase original com as palavras alegria e Hygge e seja um dos 100 vencedores deste livro". Decidi, em Janeiro, puxar pela minha veia artística da escrita e escrever umas frases originais. Para fins de Fevereiro, quando já não abria o meu email pessoal há 2 semanas, descubro que fui uma das vencedoras deste livro e que mo iriam enviar para minha morada. E assim ganhei um livro sobre um assunto que queria explorar, a filosofia Hygge, original de um país que adorava visitar (Dinamarca).

No mundo de hoje estamos constantemente a saltar de uma tarefa para a outra e sempre sufocados pelo excesso de informação com que somos confrontados diariamente. Por este motivo, muitas vezes, desligamo-nos de nós mesmos, bem como daqueles que são importantes para nós. Neste livro, Pia Edberg ajuda-nos a recentrar a mente, a adotar uma nova atitude para encontrarmos uma nova forma de estar e de encarar a vida. E é tão simples! Basta começar por valorizar todas as coisas que nos rodeiam e que, na maioria das vezes, nos passam despercebidas.Com muitas dicas e exemplos práticos, «Alegria Hygge» dá uma nova perspectiva de como se pode adaptar a filosofia Hygge a todas as áreas da nossa vida, todos os dias. Um livro maravilhoso, que nos ensina a desfrutar da alegria de cada momento e a rodearmo-nos de pessoas que nos fazem sentir bem e felizes. E ainda sem termos de ser dinamarqueses!

Guerra e Paz, Volume II de Lev Tolstoi (Ponto 4)*
Se me seguem no Instagram ou se têm lido algumas das minhas publicações anteriores, sabem que já li o primeiro volume e, agora que fui a casa buscá-lo, recomecerei a ler o segundo volume. Optei por deixá-lo para o fim do desafio, já que este livro é uma autêntica bíblia que será impossível de ler em tão pouco tempo, mas que será a minha leitura principal de Primavera. 

A Rússia continua a ser devastada pelos exércitos de Napoleão, e as mortes e tragédias sucedem-se, ligando-se indelevelmente às vidas das personagens. Estamos no início do século XIX, um dos mais conturbados da história da Rússia, e as vidas de homens e mulheres cruzam-se num tecido narrativo deslumbrante. Ainda assim, apesar de a felicidade parecer algo impossível de ser vivido em tempos de guerra, há bailes e casamentos, aventuras e diversões, festas e grandiosos momentos.Guerra e Paz é um verdadeiro clássico da literatura universal, e aqui chegamos ao seu último volume. Eis uma obra intemporal que condensa toda a condição humana, simultaneamente romance histórico, bélico e filosófico, e propõe acutilantes reflexões sobre os temas que nos movem e comovem: a vida, o sacrifício, a liberdade, a justiça, o amor e a honra.


Filmes



Os 39 Passos de Alfred Hitchcock (Ponto 3)

Há dias, encontrei este filme em casa da minha tia. Chamou-me logo à atenção pelo o realizador, que é o grande mestre do suspense. Depois, é de 1935 (!!). Não sei de vocês, mas nunca vi um filme tão antigo e estou mesmo curiosa para descobrir as semelhanças e diferenças entre essa época e os filmes de hoje em dia.

Um homem, em Londres, tenta ajudar um agente secreto. Mas quando esse agente é morto e o homem é acusado do crime, ele irá procurar salvar-se e, ao mesmo tempo, parar o assassino que está a tentar roubar uma informação muito preciosa.
Vale Abraão de Manoel de Oliveira (Ponto 5+7)
Depois de Amália, fiquei com vontade de explorar melhor o cinema português. Pesquisei na programação da RTP 2 por algum filme de português e encontrei este, que será exibido no dia 24 de Março às 23:30, que me pareceu interessante e bem diferente do género de filmes a que estou habituada. Adaptação da obra homónima de Agustina Bessa-Luís.

No Vale do Douro, Ema vive com o pai e é educada numa atmosfera de grande sensibilidade poética. Torna-se numa mulher bela e sensual com um irresistível gosto pelas ficções românticas, que acaba por nunca conseguir encontrar plena satisfação junto dos homens, desde logo casando com um médico que nunca amou. Na sequência de uma intensa vida social, Ema, vai envolver-se com três homens sempre numa constante busca de paixões, luxo e desafios, cuja beleza e espírito provocatório lhe vão valer o epíteto de "Bovarinha", uma versão moderna e portuguesa da "Bovary" de Flaubert. Por fim, desiludida e frustrada, Ema morre afogada no Douro num dia de sol radioso, depois de se ter vestido como se fosse para ir a um baile, sem nunca se chegar a perceber se foi acidente ou suicídio.

Curiosos com alguma das opções? Deixem nos comentários
Até à próxima (isto é, até amanhã)
xoxo

*link afiliado

You Might Also Like

0 comentários

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.