MOVIE 36 - Mês de Fevereiro

março 01, 2018

Olá!
E terminou Fevereiro, um mês que passou a correr! Março chegou e, em menos de uma semana, saberei qual a nota que tive no exame de acesso à especialidade, o Harrison. Apesar de ter uma estimativa de quanto vou ter e mesmo após saber a correção das perguntas, fica sempre aquele frio na barriga, de "será que assinalei tudo direitinho?". 
Relativamente ao desafio que me propus, voltei a falhar a ida a uma sala de cinema. Em contrapartida, vi 3 filmes que aluguei. Esta é, para mim, uma novidade. Decidi, para evitar gastar muito dinheiro em livros, inscrever-me na Biblioteca Municipal da cidade, onde tenho oportunidade de alugar até 3 livros e 2 documentários/filmes ao mesmo tempo. A oferta não é grande, mas encontrei uma boa variedade de filmes interessantes para este mês. Aqui estão eles:

Amália - O Filme


Amália é Portugal. Não há melhor forma de descrever aquela que foi/é a maior fadista de todos os tempos, uma das pessoas mais importantes do século XX e a grande embaixadora (embaixatriz?) na cultura portuguesa além fronteiras.

Amália (2008)
Fonte
Amália - O Filme (2008), é uma biografia ficcional da fadista, retratando os momentos mais importantes da sua vida, como o falecimento da irmã, o divórcio e o seu relacionamento com Ricardo Espírito Santo. O cinema português é, muitas vezes, esquecido pela generalidade das pessoas. Eu própria só vi um filme português até à data sem ser este e acho mesmo importante conhecermos aquilo que produzimos cá. Não esperem grandes efeitos visuais, montagens brilhantes ou uma imagem espetacular. Estava à espera de uma melhor interpretação, para ser sincera. Depois, o próprio filme esteve involto em polémica, já que a família considera que parte da história foi deturpada. Quanto a isso, não sei. Ainda assim, e porque considero que devemos valorizar o que é nosso, até para atrair novos investimentos que permitam melhorar a qualidade daquilo que é produzido, aconselho a verem este filme, qu até podem encontrar aqui
Nota final: 5/10

Gandhi

Ben Kingsley in Gandhi (1982)
Fonte
Mais um filme biográfico, desta vez de grande produção, e o grande vencedor dos Óscares de 1983 em 8 categorias, incluindo de melhor filme, melhor director, melhor actor (Ben Kingsley), melhor argumento original, retrata a vida de Mahatma Gandhi, o idealizador e fundador da Índia Moderna utilizando os princípios da verdade, da não agressão e da não violência. O filme começa de uma forma bem peculiar: começa pelo fim. E mais não digo, porque têm mesmo de ver. Dizem que Ben Kingley (fabulosa interpretação) chegou mesmo a ser confundido com o verdadeiro Gandhi pelos antigos de algumas aldeias indianas.
Numa altura em que parece que vivemos à beira de uma 3ª Guerra Mundial (com conflitos no Congo, Síria, Bangladesh/Myanmar, Coreia do Norte) parece-me importante relembrarmos que há um caminho para paz e para o diálogo que não envolve a violência e a morte (isto, claro, se as grandes organizações mundiais deixarem de ceder aos interesses da indústria das armas). Porque "Onde há amor, há vida", "O Perdão é o atributo dos fortes" e "Tens de ser a mudança que desejas ver no mundo". 
Nota final: 10/10

O Bom Rebelde

Robin Williams and Matt Damon in Good Will Hunting (1997)
Fonte
O filme, vencedor de dois Óscares (melhor ator secundário e melhor argumento original) retrata Will Hunting, um jovem rebelde (Matt Damon) que é, na verdade, um génio da matemática capaz de resolver os problemas que nem os alunos brilhantes de Harvard conseguem. Contudo, ele é preso e, como contrapartida pela sua liberdade condicional, deverá fazer terapia, conhecendo Sean (Robin Williams). Juntos, embarcam numa jornada de auto-conhecimento e vão, aos poucos, desconstruindo a personalidade complexa de Will. O filme, apesar de previsível, tem um argumento brilhante e é muito realista ao demonstrar que as atitudes perante o outro e as reações perante adversidades, muitas vezes são baseadas em experiências passadas na infância, nomeadamente em casos em que a criança foi vítima de violência. Foi fantástico ver Robin Williams, um comediante, desempenhar um papel num filme dramático, que implica o uso de emoções tão diferentes. 
Nota final: 8/10

E por aí? 
Quais foram os filmes que viram no mês de Fevereiro?
Já alguma vez viram estes filmes?

Até à próxima
xoxo


Publicação inserida no projeto #MOVIE36
A criadora, Carolayne Ramos, do blogue "IMPERIUM". 
A parceira oficial é a Sofia Costa Lima, do blogue "A Sofia World" \\ 

As participantes:
 Inês Vivas, "VIVUS " | Vanessa Martins, "Make It Flower " | Joana Almeida, "Twice Joaninha" | Joana Sousa, "Jiji" | Alice Ramires, "Senta-te e Respira " | Cherry, "Life of Cherry " | Sónia Pinto, "By The Library " | Francisca Gonçalves, "Francisca " | Inês Pinto, "Wallflower " | Carina Tomaz, "Discolored Winter " | Sofia Ferreira, "Por onde anda a Sofia" | Rosana Vieira, "Automatic Destiny " | Abby, "Simplicity " | Sofia, "Ensaio Sobre o Desassossego "

You Might Also Like

7 comentários

  1. Mesmo não indo ao cinema, o importante aqui é mesmo veres filmes, antigos ou atuais. Eu por exemplo já ouvi falar buéréré do "Bom Rebelde" e nunca o vi!

    ResponderEliminar
  2. Quero mesmo ver o do Gandhi :)
    Beijinhos!

    www.simply-neca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Já vi 2 ou 3 vezes o Bom Rebelde, gosto imenso desse filme! Os outros nunca vi... este mês que passou vi o The Shape of Water, gostei bastante, não acho que seja um filme que vá rever muitas vezes, mas vê-se bem (=

    ResponderEliminar
  4. Já ouvi falar muito bem do Bom Rebelde, mas ainda não tive oportunidade para ver.
    Um beijinho*
    BLOG | INSTAGRAM | PINTEREST

    ResponderEliminar
  5. Amazing blog! I'm your new follower!


    https://bigiublog19.blogspot.it/

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.