O Alquimista + Os crimes da Rua Morgue

março 05, 2018

Parece que vou mesmo incluir o desafio "ler pelo menos um livro por mês" neste ano de 2018. A falta de internet pode ser muito má em alguns aspectos, contudo, e porque eu gosto sempre de ver o lado positivo nas coisas menos boas que nos acontecem, fez com que o meu interesse pelos livros crescesse exponencialmente, após uma queda vertiginosa após o Harrison, o livro que me chateou durante praticamente 1 ano.
Neste mês de Fevereiro terminei 3 livros. O primeiro achei que não faz sentido falar dele, por agora. Trata-se do Guerra e Paz de Tolstoi, que está dividido em dois volumes, sendo que terminei o primeiro. Os restantes dois são os seguintes:

O Alquimista - Paulo Coelho

resenha de livro

Numa ida à Biblioteca Municipal encontrei este livro por acaso. O meu subconciente procurava um livro inspirador, repleto de lições de vida, daqueles que cada página é marcada por uma frase que nos obriga a uma reflexão interna. Enquanto explorava as estantes, encontrei a secção de escritores brasileiros e lembrei-me de Paulo Coelho, um escritor muito aclamado, do qual já li alguns textos e frases. Alquimista faz-me lembrar o Nicolas Flamel, do Harry Potter (que, não sei se sabia, é inspirado num escriba francês que se diz que, efetivamente, descobriu o segredo da pedra filosofal). Talvez tenha sido essa associação que me levou a requisitá-lo.

Quando alguém que alguma coisa, todo o Universo conspira para que possa realizá-la
"O Alquimista relata as aventuras de Santiago, um jovem pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de uma quimera — um tesouro enterrado sob as pirâmides. Uma cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista irão ajudá-lo na sua busca. Ninguém sabe exatamente o que é o tesouro nem se Santiago conseguirá ultrapassar todos os obstáculos da sua travessia do deserto. Mas aquilo que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material, acaba por se transformar numa viagem de descoberta de si mesmo e da riqueza da alma humana. O Alquimista recria um símbolo intemporal que nos recorda a importância de seguir os nossos sonhos e de ouvir a voz do coração."


Este é, sem dúvida, um dos melhores livros que já li em toda à minha vida. É um livro que nos faz sorrir, rir, chorar, pensar. É uma autêntica montanha-russa, que começa nas montanhas (passo a redundância) da Andaluzia, onde se acompanha a vida de Santiago, que sofre grandes mudanças que, em algumas ocasiões, teriam levado ao desespero e desalento. Este é aquele livro que devem ler ou reler quando estiverem numa fase menos boa das vossas vidas. De facto, são imensas as frases que apontei num conjunto de post its que guardei para futuramente revisitar. Algumas irei partilhar noutros posts, porque merecem uma reflexão. Deixo-vos algumas:

"Não vivo nem no meu passado nem no meu futuro. Tenho apenas o presente e ele é o que me interessa. Se puderes permance sempre no presente. Então serás feliz"

"Ama-se porque se ama. Não há qualquer razão para amar"

"O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento"

Nota: 10/10
Comprar aqui, aqui*

Os Crimes da Rua Morgue e Outras Histórias- Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe

Este foi um dos livros que adquiri em Janeiro (ver) post

"Os Crimes da Rua Morgue é considerado por muitos como a primeira obra policial de sempre. Mãe e filha são encontradas mortas num edifício situado na Rua Morgue, uma artéria ficcional parisiense. As vítimas foram brutalmente assassinadas e a sala onde foram descobertos os cadáveres encontra-se trancada por dentro. Para adensar o mistério, os vizinhos alegam ter ouvido o assassino a falar numa língua estranha que ninguém consegue identificar. Qaundo um homem é acusado do crime, C. Aguste Dupin, um indivíduo solitário e de aguçada inteligência oferece-se para ajudar a Polícia de Paris a resolver este caso aparentemente sem solução e impedir que um homem incocente seja preso por um crime que Dupin acredita que ele não cometeu. Um pêlo encontrado junto aos corpos leva-o a crer que o assassino poderá não ser humano...".

Edgar Allan Poe

Vou ser muito sincera. Demorei cerca de 2 semanas a ler este livro aparentemente pequeno. Era, por vezes, complicado acompanhar a história, sobretudo pela inexistência de capítulos que dividissem cada conto e que me obrigava a recuar algumas páginas para me lembrar exatamente o que estava a acontecer. Ainda assim, as histórias são muito interessante e ricas nas descrições, diálogos e linhas de pensamento. 

Nota: 7/10
Comprar aqui*

E vocês, o que leram em Fevereiro? Deixem nos comentários
Até à próxima
xoxo

*Link afiliado: a compra por este link poderá resultar numa pequena comissão para o blogue

You Might Also Like

7 comentários

  1. Nunca li nenhum desses livros, mas já ouvi falar no Alquimista e ofereceram-me o Zahir, do mesmo autor. Boas leituras.
    beijinhos
    Blog Beleza Feminina

    ResponderEliminar
  2. Ola Sofia, tudo bem?
    Que demais o nome do teu blog, me chamou atenção e vim correndo ver por onde você andava hahah

    Sobre os livros, conheço apenas o alquimista mas não cheguei a ler por completo.
    o segundo livro eu não conhecia mas fiquei bem interessada depois de ler teu post, acho que vou dar uma procurada aqui perto nas livrarias.

    Beijos
    www.20-primaveras.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Confesso que, ultimamente, não tenho lido nada...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Eu ando a portar-me muito bem com a minha leitura, este ano. Ter de viajar de comboio todos os dias tem as suas vantagens, depois vou fazer também um post com o que já li (=

    O meu irmão adora Edgar Allan Poe, eu confesso que nem tanto. E do Paulo Coelho só li o “Veronika decide morrer” e não me conquistou, fiquei com a impressão de que ele escrevia para vender e não voltei a ler nada dele. Talvez lhe volte a dar uma oportunidade (;

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia nenhum dos dois, mas fiquei bastante curiosa em relação ao "O Alquimista". Já tinha ouvido muito sobre este livro, mas nunca soube muito bem do que se tratava. Vou tratar de o ler :)

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  6. Acheo a tua primeira escolha muito interessante, talvez o compre!
    Beijinhos

    https://simply-neca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Já li o Alquimista e confesso que não foi um livro que tenha gostado muito, mas do mesmo autor adorei o "Diário de um Mago" :D

    Quanto às leituras, estou a terminar um livro do Haruki Murakami :)

    Beijinhos grandes ^^
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.