Dia Mundial da Saúde Mental

outubro 10, 2016


Olá!
Hoje o post será muito rápido, já que só há pouco saí do centro de saúde onde estive a estagiar o dia todo.
Hoje assina-se o dia mundial da Saúde Mental. Infelizmente nos dias que correm, ainda existe muito perconceito. Frases como "a depressão não é uma doença", são uma constante e que tornam estes problemas ainda maiores, porque as pessoas envergonham-se e não nos transmitem as suas reais preocupações.
A depressão, a ansiedade, os distúrbios obcessivos, etc, são doenças que necessitam de uma abordagem abrangente e multidisciplinar, seja com terapias cognitivas, psicoterapia, ou, em último recurso, medicação.
Resultado de imagem para saude mental e psiquiatria
Fonte
O grande problema é a falta de investimento nesta área.
É praticamente impossível, numa consulta de 15 minutos fazer uma intervenção juntamente com um paciente quando este tem algum problema. Damos algumas ferramentas e estratégias de combate, só que muitas vezes não chega. Aqui às vezes não temos solução a não ser prescrever uma medicação para ajudar na fase aguda. E as agendas estão tão preenchidas que é muito difícil arranjar consultas de seguimento com a frequência que queremos.
Por isso é tão importante a intervenção de outros profissionais de saúde, nomeadamente psicólogos. Para terem a noção, o tempo de espera para uma consulta de psicologia é cerca de 12 meses. É um tempo de espera demasiado longo, para por exemplo, crianças com problemas de ansiedade ou com idosos que lidam com a perda do esposo/esposa.

É um problema que queria alertar-vos e acima de tudo dizer-vos que devem confiar num profissional de saúde quando tiverem algum problema e que não devem sentir vergonha de ter este tipo de problemas.

Até à próxima
xoxo

You Might Also Like

4 comentários

  1. Gostei muito deste texto. Eu tenho depressão endógena...terei de tomar sempre anti-depressivo...e tomo...e sou feliz!

    ResponderEliminar
  2. Tendo sofrido de depressão, sinto-me sempre solidária com estas causas.

    (Quanto à receita do bolo, está bem, vou publicá-la =P )

    ResponderEliminar
  3. Já passei por um problema do género e sei o quanto custa! Temos que estar aqui uns para os outros e apoiar quem esteja a passar por isto!
    Gostei muito do teu blog e já segui.
    Beijinhos
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. É preciso ter se sorte com o profissional de saúde que se encontra desse lado ! Concordo com o teu alerta . Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.