Os meus métodos de estudo
maio 21, 2016
Olá!!
Estou a entrar na última semana de estudo (o meu último exame de 5º ano é na sexta) e hoje venho-vos falar sobre as minhas técnicas de estudo. Sei que muita gente também vai entrar nas fases de exames finais/exames nacionais/frequências e achei que poderia ser útil.
1 - Dormir adequadamente
Não vale a pena tentar estudar cansado, porque o cérebro não vai reter informações. O ideal e 7 a 8 horas de seguida. Não digo por noite, porque muitos de vocês até podem gostar de estudar a essa hora. Importante mesmo é descansar adequadamente.
Fonte |
2 - Bom Pequeno-Almoço
É a refeição mais importante do dia, independentemente de este começar às 9h ou às 12h, nem que para isso atrasem as outras refeições. Incluir cereais ou pão integral e uma peça de fruta, como por exemplo, uma banana. Café ou chá também é permitido se precisam de isso para acordarem.
Fonte |
3 - Encontrar o sítio ideal de estudo
Seja em casa, na biblioteca, num café, sozinho ou acompanhado.
Se o sítio ideal for a casa (como eu), não estudem de pijama (a mim dá-me sono), troquem para uma roupa confortável como fato-de-treino, se for preciso tomem um banho para despertar.
Fonte |
5 - Organização
Mantenham a vossa mesa relativamente limpa e organizada, com todo o material que vão precisar facilmente ao vosso alcance, para evitar deslocações desnecessárias, que levam a distrações.
Por falar em distrações, evitem-nas a todo o custo ou, caso tenham mesmo de utilizar o computador, bloqueem sites que sabem que vos vão distrair (exemplo:aqui).
Elaborem também um horário para estudo: exemplo, vão estudar das 13 às 19 horas e das 21 às 02:00. E, como complemento, podem definir objetivos de estudo: exemplo, vou ler 3 capítulos daquele livro, vou fazer 40 exercícios de matemática.
Fonte |
6 - Estudo intervalado
Aqui está o meu método central. O que é isto? Funciona mais ou menos como o treino intervalado, mas adaptado ao estudo (porque sejamos sinceros.. é impossível manter-se durante horas seguidas sempre concentrada no estudo). Chama-se método Pomodoro e consiste em fazer várias sessões de estudo de 25 minutos, intervaladas com 3 a 5 minutos de descanso, com o objetivo de aumentar a agilidade mental, aumentar o foco e diminuir as distrações. A cada 4 sessões há um intervalo mais longo entre 15 a 30 minutos. Há aplicações para telemóvel (como esta, esta e esta) que inclusivé bloqueiam outras apps, internet, tiram o som, etc. Eu adoro este método principalmente quando a matéria é muito pouco prática e enfadonha (como ler bastante coisa). Vocês conseguem alterar o tempo de cada sessão e intervalos a vosso gosto.
Podem depois aproveitar os 15 a 30 minutos de intervalo longo para mandarem mensagens aos vossos amigos com dúvidas.
Para quem dificuldades em se concentrar em determinadas tarefas, aconselho-vos vivamente a experimentar este método, porque vão aprender a manter o foco no estudo, já que o intervalo para a distração está bem definido.
Fonte |
7 - Masquem pastilha elástica
Existem estudos que comprovam que mascar pastilha elástica aumentam o estado de alerta e a rapidez do pensamento do cérebro e como tal, facilitam na hora do estudo. Depois, durante o exame, devem mascar uma pastilha com o mesmo sabor porque já que ele vai ser associado no centro de memória, ao momento do estudo e, consequentemente, ao que estiveram a estudar. Não façam é muito barulho a mastigar senão vão perturbar os vossos colegas.
Fonte |
8 - Fora do estudo
O cérebro precisa de descanso, para além de dormir. Façam uma caminhada de 30-40 minutos, vão ao ginásio, passear o cão, brincar com o irmão mais novo ou primo pequenino, até organizar um café com os amigos. A vossa sanidade mental vai agradecer.
Outra coisa, é fundamental uma alimentação saudável e equilibrada, que vos deixe saciados durante algum tempo. Por outro lado, evitem iniciar dietas rígidas nesta altura porque estão condenadas ao fracasso (não vale a pena acrescentarem esse stress à vossa vida)
Fonte |
Espero que tenham gostado das dicas, que vos tenham sido úteis, partilhem com quem acharem necessáio e deixem nos comentários os vossos métidos de estudo. Se tudo correr bem, vou fazer um post sobre a preparação para o dia de exame.
Até à próxima
xoxo
7 comentários
Que engraçado, sempre gostei de mascar pastilhas elásticas enquanto estudava, mas era simplesmente porque me sabia bem... Mal eu sabia que me ajudava tanto =p
ResponderEliminarAdorei as tuas dicas
ResponderEliminarMuito obrigada pela visita volta sempre adorei
Beijinhos
CantinhoDaSofia
Facebook
Convido-te a participar no Sorteio do cantinho
Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
Tem post novo
Obrigado querida :D
ResponderEliminarOtimas dicas. Na altura em que estava, preferia fazê-lo em pleno silêncio. Optei sempre por resumos meus :)
NEW TREND ALERT POST | Linen Trend.
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Sempre fui terrível no que toca a estudar. Adoro aprender, mas odeio ser obrigada a decorar coisas à força. Sempre deixei para as últimas noites e a minha sorte sempre foi o facto de decorar com imensa facilidade.
ResponderEliminarAs tuas dicas são óptimas mas dou ainda mais relevo à do sítio. O local onde estudamos faz toda a diferença no nosso grau de concentração.
Beijinho
Daniela
Blog | Youtube | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado
Acho que o facto de ser translúcido depende muito da peça e da cor :P
ResponderEliminarNEW COOKING POST | Almond Cake.
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Essa da pastilha elástica não sabia!
ResponderEliminarEu já sou licenciada e concordo com tudo o que disseste aqui, no final da licenciatua já fazia tudo isso, o problema foi ao inicio xD Tive de aprender por mim mesma :)
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana ^^