Presente Solidário - IPO Agenda 2018

dezembro 05, 2017


Olá!
Há muito que está aberta a época oficial das compras dos presentes do Natal. Por esta altura, alguns já terão acabado essa tarefa, mas acredito que muitos, à boa maneira portuguesa, ainda percorrem as ruas das suas cidades ou os corredores dos shoppings à procura da prenda ideal para o pai, tio, prima, mão, filho, piriquito, amigo-secreto, etc.
Hoje trago uma sugestão, ideal para qualquer pessoa, repetida do ano passado, mas, desta vez na versão nova. Falo, está claro, da Agenda Solidária do IPO 2018. Este ano, a receita das vendas reverte integralmente para a construção de uma nova e ampliada unidade de transplantação de medula do IPO de Lisboa, o que permitirá a realização de aproximadamente 150 transplantes por ano.



O IPO, Instituto Português de Oncologia, é o centro de referência para tratamento de doenças oncológicas, que procura oferecer aquilo que de melhor existe na área, devolvendo a esperança aos milhares de doentes que sofrem desta terrível doença. Fazem-no, procurando ter as melhores condições para acolher os pacientes, para que estes possam estar mais confortáveis durante a luta. 




Dentro dos vários tipos de neoplasias, existem aquelas associadas ao sangue como as leucemias e os linfomas. Se há alguns anos o prognóstico era mau, hoje em dia a Medicina consegue oferecer melhores tratamentos, que permitem prolongar a vida com qualidade e, em muitas circustâncias, remissões prolongadas, inclusivamente a cura. Um desses tratamentos é o Transplante da Medula Óssea.




O procedimento em si não é complicado, mas as circunstâncias e os riscos que o envolvem são. Primeiro, o paciente tem de estar apto para receber os tratamentos e isso envolve uma panóplia de exames. Depois, ele é submetido ao chamado condicionamento pré-transplante, que envolve, normalmente, esquemas de quimioterapia e radioterapia, para erradicar a doença residual e induzir um estado de imunossupressão que permitirá a recepção do transplante. Após o procedimento, também há risco de complicações. Como poderão imaginar, um doente imunodeprimido não tem defesas pelo que não pode estar exposto a qualquer ambiente, sendo que deverá estar num quarto isolado com condições específicas, para minimaz o risco de infeções.



Assim, ao comprar a agenda estarão a contribuir para melhorar as condições de tratamento dos pacientes, oferencendo qualidade e conforto que ajudam a salvar vidas.
Ela tem um custo aproximandamente de 13€ e está à venda em livrarias e grandes superfícies comerciais. A edição anterior conseguiu angueriar mais de 50 000 euros e espero que esta seja tão ou mais bem sucedida como a anterior.
Eu já comprei a minha (é mesmo gira!) e espero que algum de vocês também a compre!

Até à próxima
xoxo



*Por cada clique nas imagens, o blogue pode receber uma comissão (de valor simbólico). 

You Might Also Like

7 comentários

  1. Confesso que não conhecia mesmo
    mas gostei bastante
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Adoro a agenda! Não vou a Portugal agora nesta altura, mas vou espalhar a notícia pelos meus familiares (=

    ResponderEliminar
  3. também gosto muito :)

    OMG que linda :o E super funcional no interior :)

    NEW REVIEW POST | LIERAC: RADIANCE TONIC // THAT CHANGED MY ROUTINE.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. adorei a iniciativa, confesso que já tenho agenda senão comprava. mas talvez compre para oferecer.
    segui o blog (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. A passar por cá para desejar bom feriado.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. não sabia que existia mas é uma ideia super boa porque é prática e não vai ficar encostada a um canto e ajuda uma causa
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.