Daquelas tradições muito giras - Festa da Flor

abril 11, 2016

Às vezes acho que sou um radar metereológico. Este sábado tive uma enxaqueca daquelas e coincidiu com a mudança do tempo soalheiro e primaveril cá de Braga para novamente o inverno com frio e chuva. Eu até queria escrever mas o meu cérebro nesse dia só funcionou para coisas básicas. Depois, hoje, domingo, foi dia de limpezas e de assistir, pela televisão, infelizmente, de uma das tradições mais bonitas da Madeira que é a Festa da Flor.
Já lá vão 7 anos desde a última vez que tive oportunidade de assistir a este espetáculo ao vivo. Vale a pena pelas horas que se fica de pé, ao sol e calor, porque este é um cortejo rico em cores, música e alegria, não fosse, claro está, a celebração da Primavera, com o desabrochar das flores

(fotos retiradas da página HelloGuideMadeira)



Durante 3 semanas, toda a cidade fica (ainda mais) preenchida com flores, de variados tamanhos, cores, feitios e aromas. Fazem-se tapetes e decora todos os cantinhos. Na praça do Município constrói-se um grande e belo mural de flores, denominado de "Muro da Esperança". E de onde vêm essas flores? São as crianças da ilha que trazem flores das suas casas e lá colocam. No Sábado de manhã, realiza-se um Cortejo Infantil com centenas de crianças e mais flores são colocadas no muro. No fim há uma largada de pombos e um espetáculo infantil, uma cerimónia que apela à paz no mundo. Óbvio que eu também já participei nisto e prometo que um dia irei partilhar aqui uma foto dessa altura

(fotos retiradas da página Festas da Flor)



Mas o maior espetáculo é na tarde de domingo. A baixa é invadida por madeirenses e turistas que assistem a um belíssimo desfile de carros alegóricos enfeitados com várias espécies de flores coloridas e que conta com a participação de figurantes, pequenos e graúdos, devidamente trajado e que executam coreografias mágicas ao som de música alegre.
(otos retiradas todas do Facebook do I love Madeira, da autoria do Rob Photography)

























 




Um dos meus sonhos era ser figurina num destes magníficos desfiles. Espero um dia concretizá-lo. Para já fica a promessa: a próxima vez que assitir ao cortejo prometo que tiro fotografias (e talvez faça alguns vídeos).
Façam like na página do I Love Madeira, da Helloguide Madeira da Festa da flor, para ficarem atentos às novidades
Espero que tenham gostado 

Até à próxima
xoxo


Novamente, as fotografias não foram tiradas por mim, foram retiradas do facebook das três páginas que mencionei acima, em álbuns que estão em partilha pública. Fotos que têm o logotipo LR pertencem a Rob Photography

You Might Also Like

5 comentários

  1. Adorava poder ir à festa da flor na Madeira!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. minha querida, queria agradecer-te o carinho e sobretudo o teu comentário ontem, que me pôs um sorriso na cara esta manhã!

    ah, e desculpa só ter cá vindo agora!

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. Já tinha ouvido falar mas, infelizmente, nunca tive o prazer de ver ao vivo... deve ser qualquer coisa!

    ResponderEliminar
  4. Que engraçado! Já tinha ouvido falar da festa mas não sabia como era detalhadamente. Obrigada por enriqueceres a minha visão do mundo através dos teus magníficos posts!
    Beijinhos. <3

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.