Tardes de cinema #1 - A vida é Bela

julho 20, 2016


Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, Guido, um judeu é mandado para um campo de concentração juntamente com o seu filho, Giosuè.
Guido é um homem simples, inteligente, espirituoso, que possui um enorme sentido de humor. Ele consegue fazer com que o seu filho acredito que estão a participar num jogo, sem que este se aperceba do horror no qual estão inseridos.

Domingo à tarde, calor insuportável lá fora e fresquinho dentro de casa. Estava eu a fazer zapping por todos os canais de televisão quando descubro que no AXN White está a dar o filme italiano "A Vida é Bela", um filme que há muitos anos estava na minha lista de filmes a ver. Como tal, aproveitei e vi-o.
Já muita gente me tinha falado deste filme, que era o seu favorito de todo o sempre. Portanto, tinha muitas expectativas quando o comecei a ver.

Fonte
É um filme mesmo muito bonito. Tem a capacidade de nos fazer rir e chorar ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo que está numa realidade tão terrível e triste que é o trabalho forçado no campo de concentração, consegue animar o filho e dar-lhe esperança de um mundo melhor.
Heis um exemplo daquilo que estou a falar (a qualidade não é a melhor)


Apesar de este filme se debruçar sobre um assunto do século passado, acho que cada vez faz mais sentido no nosso presente e futuro. Primeiro, porque estamos a observar a uma ascensão perigosa de partidos extremistas que acreditam da superioridade de uma raça em detrimento de outra. Segundo, porque todos os dias somos bombeardos com notícias tristes de atentados na cidade x e y, perto ou longe de nós, o que nos deixa mais abatidos, mais recatados e mais receosos. 
A lição é que não nos podemos rebaixar ao medo incutido por extremistas. Não podemos ficar indiferentes ao que se passa, mas também não podemos dar tempo de antena a estes actos terror, porque é o que eles querem. Quantos mais posts lamechas e deprimentes, quantas mais vezes de mostrarem as imagens do terror, são eles que ganham! Temos de lembrar, obviamente, as vítimas, não daquilo que poderiam ter sido, mas daquilo que foram e do impacto que tiveram nas pessoas que os rodearam. Temos de mostrar que não iremos negar ao nosso estilo de vida e à nossa liberdade, por isso, sempre que podermos vamos rir, passear. Porque, afinal, a vida é bela!

E vocês já tinham visto este filme? Se ainda não viram, está no AXN White ainda o conseguem ver, se poderem "voltar atrás no tempo"
Até à próxima
xoxo

You Might Also Like

8 comentários

  1. Nunca vi mas adorava
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Já vi e adoro (= É um assunto do século passado, mas ainda não passou um século desde a segunda guerra... A Humanidade tem uma grande dificuldade em aprender com os seus próprios erros. E preocupa-me pensar que a História se pode repetir

    ResponderEliminar
  3. Esse filme é tão bonito. Feliz, até. Não o vejo muitas vezes porque é bastante grande, mas adoro-o. E o pequenino é adorável (e eu que não acho piada nenhuma a crianças, ahah!).

    ResponderEliminar
  4. Já. Finalmente eheh :)

    Ainda não vi mas parece ser ótimo!

    NEW BEAUTY WISHES POST | What I would like To Try… Right Now.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Aiiiiii, eu não acredito! Esse é mesmo um dos meus filmes preferidos de sempre! Fico mesmo feliz por saber que também gostaste dele e que te apercebeste de todas as lições que lhe são intrínsecas. :)

    ResponderEliminar
  6. Esse é o meu filme preferido de todos os tempos, e é o único que tem a capacidade de me fazer chorar. Já o vi cerca de 10 vezes (são muitas, eu sei, embora por vezes salte o final...), e nunca me canso. Sempre que tenho oportunidade, volto a ver. Quando passou no AXN White não vi, mas pus a gravar! Agora está ali na minha box, para o ver e rever sempre que me apetecer. Acho que o que mais gosto neste filme é mesmo a alegria num momento tão negro da história da humanidade. Transmite-me esperança, de certa forma. Guido é, sem dúvida, uma pessoa incrível, com a personalidade maravilhosa.

    ResponderEliminar
  7. Filme lindo mas super duro e realista, dos que eu gosto! Só consegui ver uma vez até hoje!
    Boa escolha :)
    Sou uma nova seguidora!

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.