Budapeste - House of Terror

novembro 16, 2016


Olá!!
Os próximos dias vão ser todos dedicados a Budapeste. Finalmente consegui finalizar a edição de todas as minhas fotos, o que significa depois de postar tudo o que falta, vou ter o meu guia vou chamá-lo assim) da cidade.

Já falei em posts anteriores acerca da história do século XX, particularmente aquela que diz respeito à 2ª Guerra Mundial e à perseguição dos Judeus. Já todos sabemos o que aconteceu neste negro período da história. Mas se há parte que raramente é lembrada e que muitas vezes ignorada, é a que diz respeito à ocupação soviética de 1945 a 1991. 
A Hungria ainda tem muitas marcas deste período. Arquitectonicamente falando, existem construções, das quais eu destaco a linha de metro número 3, que têm traços desta época. Acho que a própria personalidade dos húngaros, fechada, não dada a estranhos e taciturna  está relacionada com isto.
Existe um espaço na avenida Andrássy que é dedicado a estes acontecimentos que é o museu House of Terrors, antigo quartel da polícia secreta comunista, que é um dos museus mais importantes da História, a nível mundial

Resultado de imagem para House of Terror
Fonte
O museu contem várias exibições relacionadas com os regimes fascistas e comunistas e serve também como memorial das vitima deste regime, que goram detidas, interrogadas, torturadas ou mortas neste edifício. Sim. Leram bem. Porque no piso inferior encontramos várias celas e até mesmo a forca que foi usada.
Uma das coisas que, na minha opinião, aumenta o valor desde museu é o facto de em cada sala encontramos não só adereços da época, como utensílios e uniformes, mas também vídeos da altura e testemunhos daqueles que passaram por este contorbado período da história. Os relatos dos familiares de pessoas que desaparecram são particularmente tristes e é muito difícil conter as lágrimas neste espaço.
De facto, a melhor palavra que consigo arranjar para descrever aquilo que senti enquanto percorria os corredores deste museu é Choque. Não bastava a Hungria ter perdido quase 40% da sua população, ainda sofreu com a invasão soviética, durante décadas.

File:T-54, House of Terror, Budapest.jpg
Fonte
É mais um sítio que, para mim, é de passagem obrigatória, pois é uma excelente forma de prestarem homenagem a todos os que sofreram os horrores da história do séc.XX. O preço do bilhete varia entre os 500 Ft e os 2000 Ft (têm descontos se tiverem menos de 26 anos ou mais de 62). O museu funciona entre as 10h da manhã e as 17h:30 da tarde, está fechado às sgundas-feiras e tem um período anual que encerra para manutenção. Mas podem consultar mais informações aqui.

xoxo

You Might Also Like

2 comentários

  1. Essa casa já acabou de entrar para minha lista de "lugares para ir antes de morrer" fiquei impressionada de saber que existe um lugar assim, eu sou apaixonada por história e amei esse post!
    Amei seu blog! Estou seguindo!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.