No shave November!

novembro 01, 2016


Olá!
Não, não vou aderir ao desafio no sentido literal, mas hoje decidi falar sobre o seu significado. 
Se o mês de Outubro é dedicado às campanhas acerca do cancro da mama, Novembro é dedicado às neoplasias que atingem exclusivamente os homens: próstata, testículos e pénis. Eu não escrevi sobre o cancro da mama primeiramente porque não tive tempo, mas acho que sendo uma coisa muito badalada na comunicação social as pessoas, em particular as mulheres, já estão cientes daquilo que é e do que podem fazer (embora eu já tenha tido algumas surpresas.. pronto, fica para o ano!). O problema é que a atenção mediática que é dada à neoplasia da mama não é dada às outras neoplasias, talvez porque estas não tenham um impacto tão visível como as sequelas de uma mastectomia. O que não faz muito sentido, na medida em que as outras matam tanto ou mais e causa tanto ou mais sofrimento. 

No Shave November 2016
Fonte

Se as mulheres estão mais sensibilizadas para problemas potencialmente graves e estão mais atentas à sua saúde, os homens tendem a ser mais recatados nas suas queixas. Pelo menos é isso que a minha curta experiência em consultas me diz e é o que me dizem muitos médicos de família. Se as mulheres mais facilmente discutem os seus problemas com as amigas, os homens não falam dos problemas com os amigos, principalmente se esses problemas envolvem o aparelho reprodutor masculino. Se as mulheres mais facilmente se "sujeitam" a exames mais intímos (mamografia e papaniculau), os homens são mais reticentes a coisas tão simples como toque rectal e ecografia prostática.

Por isso nasce o famoso evento "No shave November", em que durante o mês de Novembro, a pessoa não se barbeia, de forma a que ao ser questionada sobre o seu novo look (digamos) fale acerca da saúde do homem.

Vamos aos factos
a neoplasia da prostáta é a neoplasia maligna mais frequente no homem; Por ano estima-se que cerca de 4000 homens sejam diagnosticados com esta doença;
- por ano morrem mais de 1700 homens com neoplasia da próstata;
- é uma neoplasia de evolução lenta, mas silenciosa!

Quais os sintomas mais frequentes? 
- Incapacidade em urinar, 
- Urinar em pequenas quantidades:
- Urinar muito frequentemente, especialmente duante a noite;
- Eliminar sangue pela urina ou sémen
- Dor a ejacular

Mas ATENÇÃO!! Estes sintomas nem sempre querem dizer cancro. Na verdade, na maioria das vezes estão associados a alterações benignas e decorrentes da idade (nomeadamente com a Hiperplasia Benigna da Próstata).

O que fazer? Qualquer homem que apresente qualquer um dos sintomas acima mencionados, ou que tenha história familiar de doença deve recorrer a uma consulta médica. A partir daí, o médico vai escolher qual a melhor abordagem ao problema, desde uma manobra tão simples que é o Toque Rectal (é aquilo que dá mais informações, acreditem!!) até pedir exames como PSA, ecografia prostática, biópsia e análises à urina.

O tratamento deste cancro depende de muitos factores relacionados com o paciente e com o estadio da doença. Mas, obviamente, a detecção precoce é um factor determinante porque é a partir deste que se define a abordagem (que pode ser desde uma vigilância ativa, caso seja um tumor pouco agressivo até cirurgia, quimioterapia, radioterapia e hormonoterapia).

Apesar da neoplasia do testículo ou pénis serem menos frequentes, elas também acontecem e, tal como todas as outras, quanto mais cedo forem detectadas, maiis probabilidade de cura e de menos sequelas. Nestas o importante é mesmo o exame físico! Qualquer massa de consistência mais dura no testículo ou lesão na pele suspeita no pénis deve motivar uma consulta urgente no médico, para despiste. 

Com isto tudo, deixo-vos o alerta. E passem a palavra aos vosso amigos e familiares homens, transmitam-lhe que não deve haver nenhum tipo de perconceito ou julgamento em falarem dos seus problemas de saúde e que devem sempre procurar ajuda médica se notarem alguma mudança recente!

Até à proxima
xoxo

Fontes de informação
- Portugal Doenças Oncológicas em números – 2013 - DGS
- Liga Portuguesa Contra o Cancro

You Might Also Like

4 comentários

  1. Muito bem! Não fazia ideia da existência desta iniciativa! Já agora, aproveito para dizer que. O dentista é ao contrário, os homens é que se queixam de tudo e mais alguma coisa hehe =p

    ResponderEliminar
  2. oi tudo bem?

    esclarecer um tema tão importante com esse é essencial.
    adorei a forma como abordou o assunto. beijos

    Taynara MEllo | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderEliminar
  3. É muito bom sim :P Embora não seja o meu preferido.
    Ao menos vamos atenuando os resultados!

    Woooow, não fazia ideia nenhuma disto :o

    NEW DIY POST | Fringe Accessory for All Shoes.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Nossa adorei a tua partilha
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar

© 2016-2018 Por onde anda a Sofia? All Rights Reserved. Com tecnologia do Blogger.